Olá my Dears!!!
Preparem as abóboras, pois o Halloween chegou...
Pois é minhas amigas leitoras o post de hoje é sobre o halloween, o famoso dia das bruxas, de todos os santos e a celebração ao dia dos mortos, comemorado geralmente no dia 31 de outubro mais comumente nos Estados Unidos e em países anglo-saxônicos.
Como gostamos de uma boa investigação histórica, pesquisando encontramos um pouco da cultura celta ‘que adoramos’ e isso deve-se a nossa descoberta da maravilhosa obra de Marion Zimmer Bradley: As Brumas de Avalon e seus 4 volumes (SUPER RECOMENDAMOS!!!)
Livro: As Brumas de Avalon |
Vamos botar muitos ingredientes nesse caldeirão de informações???
Os fios que tecem o nome halloween parecem ter origem nas antigas tradições de povos da Grã-Bretanha (Os celtas). O halloween tinha analogia com o calendário de festival Celta da Irlanda, chamado de Festival Samhain (marcando o fim do ano velho e o começo do ano novo, precisamente o início do inverno que era celebrado entre 30 de outubro e 2 de novembro. (lembrando que o Festival de Beltane marcava o início do verão, no nosso hemisfério).
Há controvérsias sobre a origem do Halloween, mais o que se sabe de fato é que tem relação com a cultura e os festivais celticos (druidas).
Parece que entre o pôr-do-sol do dia 31 de outubro e 1º de novembro, ocorria a noite sagrada (Hallow evening), dando assim origem ao nome. Sua relação não tinha nada a ver com dia das bruxas, essa relação parece ter sido adotada pela Igreja Católica na Idade Média para acabar com a festa pagã e com os homens e mulheres que eles denominavam de feiticeiros/bruxos atráves da Inquisição que queimavam as ’bruxas e bruxos’ na fogueira.
Inquisição |
Há duas versões quanto a origem, uma é pagã e a outra cristã.
A de origem pagã como dissemos antes era realizada atráves do festival celta de Samhain que tinha como objetivo cultuar os mortos. A festa dos mortos era presidida por sacerdotes druidas.
Sacerdote Druida |
Já na origem cristã O Papa Gregório III (por volta de 714 d.C) trocou a data da festa de Todos os Santos de 13 de maio para 1º de novembro, a festa era enorme então era feita uma vigília em que se preparava a festa no dia anterior 31 de outubro, essa vigília era chamada All Hallow’s Eve (véspera de Todos os Santos) que se transformou em Halloween.
Papa Gregório III |
Parece ter nascido na França entre os séculos XIV e XV o uso da fanatasia com isso surgiu alguns elementos que atualmente fazem parte da celebração do Halloween.
Fantasias (bruxa,Mulher Gato, Elvira, Mortícia Adams,Drácula, Vampira, Beetlejuice e monstro) |
Alguns dos símbolos que atualmente fazem parte do halloween
Aranha – Como caminha por suas teias aparece como símbolo de autolibertação espiritual e quanto a superstição dependendo da hora do dia de seu aparecimento considera um sinal de boa ou má sorte.
Gato – No Egito era um animal sagrado. Na Idade Média considerava-se (sobretudo os pretos) animais de bruxas e os machos pretos eram símbolos do diabo, a superstição vê nele como um causador de mau augúrio.
Morcego – Por morar em cavernas tem ‘supostas’ passagens para o além e é considerado imortal. Por sua suposta imortalidade tem associação com vampiros que só saem a noite e bebem sangue.
Na África está relacionado a símbolo da inteligência por ter uma orientação noturna também é considerado um inimigo da luz. Na Idade Média era considerado um animal maligno e suas asas muitas vezes sugeriam a morte.
Abóbora, vassouras, velas, caveiras, caldeirão, lua cheia e as bruxas (infelizmente não coseguimos definições).
Abóbora, vassoura, vela, caveira, lua cheia, caldeirão e bruxa |
Quanto as cores, são cores escuras, mas predominam o preto, roxo, laranja e vermelho.
Escolha sua fantasia e aproveite o Halloween.
Bisou Bisou!!!
A bientôt!
PALOMA & POLIANA ANJOS BIS