31 de agosto de 2011

Me RENDI a essa TRAMA!!!


Salut, mes amies!!!

Ok! Não vamos cair no clichê de colocar o título de Renda-se. Ops! Deixando claro assim do que se trata esse post: RENDA.


Essa pesquisa RENDEU! A idéia a princípio era falar sobre essa tendência que virou febre entre as famosas, entretanto, entre uma pesquisa e outra, nós conseguimos bastante ‘pano pra manga’ e vamos tentar passar um pouco do muito que achamos INTERESSANTE.

Isso vai RENDER...


Segundo a Enciclopédia da Moda de Georgina O’Hara renda:

‘É um tecido com padrão de orifícios e desenhos feitos a mão ou a máquina. Os dois tipos mais comuns são os de Bilro e os de Agulha

A renda de bilro é criada pela manipulação de inúmeros fios, cada um deles presos a um bilro (peça de madeira semelhante ao fuso), sendo em geral trabalhada sobre uma almofada. 
 
A de agulha é confeccionada dando-se laçadas com o fio (estando uma extremidade presa a uma agulha e outra presa a uma base) em pontos simples ou complexos, o que resulta num padrão ou desenho preestabelecido. Acredita-se que renda de bilros seja originária de Flandres (região belga) e a de agulha, da Itália’.


No início as rendas eram usadas somente pelo Clero e pela Realeza. No século XVII eram usadas em golas masculinas e no XVIII passou a fazer parte do universo feminino adornando rostos, mãos, golas e punhos de camisas e sobre os ombros como delicadas echarpes, já no XIX foram aplicadas em vestidos, véus, luvas, adornos de sombrinhas, lenços e Xales.

No final do século XVIII a renda passou a ser feita também em máquinas, tendo um declínio no final do século XIX e início do XX, sendo usada em lingeries e vestidos de noiva.


Mas, eis, que a RENDA voltou com tudo em 2011 e promete continuar em 2012.

Existem também outros tipos de rendas:

Filé (tipo de renda de agulha elaborada com a mesma técnica das redes usadas por pescadores, técnica milenar entre os egípcios e persas que se propagou pela Europa e depois foi trazida ao Brasil pelos portugueses).

Renascença (trazido ao Brasil por volta do século XVI época do Renascimento por freiras européias e difundiu-se no nordeste brasileiro nos estados da Paraíba e de Pernambuco).

Irlandesa (que através da Associação Divina Pastora em Sergipe tornou-se Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, pelo IPHAN). Abaixo vídeo mostrando como é feita a escolha do desenho.

Richelieu (também conhecido como bordado Richelieu por ser bordada a máquina ou à mão e depois vazada a parte interna. Difundido no Piauí, Ceará, Sergipe e Bahia).

Entre outras como Alençon, Argentan, Carrickmacross, Chantilly, Bruxelas, Honiton, Veneziana e não esquecendo é claro da Renda Francesa.
RENDA FRANCESA
E como o assunto está RENDENDO...

Deparamos-nos com a estilista alagoana Martha Medeiros que herdou de sua avó a paixão pelo artesanato, despertando nela o desejo de resgatar riquezas do Brasil como a renda. Em trabalho com a cooperativa de rendeiras do Velho Chico com a técnica Renascença em belos vestidos curtos, longos ou de noivas (ou em detalhes).
 

No programa vamos combinar da GNT, ela explica a diferença entre Renascença e a Francesa.

 
Ao folhear nosso caderno de anotações de cursos e palestras que participamos, lembramo-nos do Workshop que fizemos com a estilista baiana Márcia Ganem, onde ela falou sobre o seu trabalho com a associação de rendeiras de Saubara, a associação das bordadeiras de 25 de junho e sobre o uso da fibra de poliamida, o tecido de gaze hidrófila e joalheria.

“Aplico estes materiais em minhas coleções no desenvolvimento de rendas tradicionais, como a renda de bilro, o filé, além de criar novas rendas como a flor da maré, por exemplo,” explica Márcia.


  
 Quem quiser conhecer mais sobre o trabalho.



 Saiba como combinar rendas:



INSPIREM-SE:
BRANCO
PRETO
EM CORES
EM DETALHES
E aí, já se RENDERAM?

Bisou Bisou!!!

A bientôt!

PALOMA & POLIANA ANJOS BIS

28 de agosto de 2011

LONGA- METRAGEM

Olá my Dears!!!


O post de hoje é sobre as saias longas que fizeram parte do inverno, mas que continuam firmes e fortes no verão. 


Hit dos 70’s que estavam desaparecidas por um longo tempo, retornou com força total e promete ser a queridinha do verão por ser leve e combinar com quase tudo.

Pois é, my dears vai bem com cintos, camisas, blusas, casacos (cardigãs, jaquetas, blazers), rasteirinhas, ankle boots, botinhas, sem falar que vale a pena as versões estampadas, lisas, plissadas e até de gomos.



FICA a DICA:


Com Cinto marcando a silhueta deixa o visual mais feminino e delicado.
As blusas podem ser largas, camisas e top’s em cima do umbigo (tendência que promete).
Cardigãs, blazers, jaquetas ou boleros para um look mais inverno.
Elas combinam com sandálias anabelas, espadrilles, rasteirinhas, botas, Oxfords e ankle boots (peep boots) para o inverno.

Aproveitem... e ‘SAIA de SAIA’ nesse verão!!!

Bisou Bisou!!!

A bientôt!

PALOMA & POLIANA ANJOS BIS

24 de agosto de 2011

FIGURINO: Carolina Ferraz em O ASTRO

Olá mes amours!!!


Quem não está se deliciando com o remake da novela das onze o Astro? E admirados com a Sofisticação dos figurinos de Amanda (Carolina Ferraz), pois é o post de hoje é sobre O ASTRO.



A elegância de Amanda (Carolina Ferraz) é evidente na novela o Astro, aliás, diga-se de passagem, que a Carolina Ferraz tem muito bom gosto no dia –a- dia e não é a toa que a própria emprestou algumas de suas roupas para a personagem Amanda.


Dior, Dolce & Gabbana, Prada, Valentino, Armani, Martha Medeiros, André Lima, Lenny e Maria Bonita são algumas das grifes que vestem a personagem.
Martha Medeiros
Alguns looks abaixo foram do closet da atriz:

O tricô azul, o escarpin vermelho, o colar de ouro branco e pedras brasileiras (ágatas negras) que ela colocou por cima do vestido, o blazer verde e a jaqueta de paetês.
A Amanda possui um estilo bem despojado. Mistura tecidos, cores e texturas combina estampas e bordados, peças de alfaiataria, faz bastante uso de decote até o umbigo e nas costas dando uma sensualidade sem ser vulgar, usa vestidos nude, ombros de fora, pedrarias, brilhos e paetês e usa e abusa dos maxicolares.




“É um descombinar harmonioso, um pout-pourri, mas sem ser uma árvore de Natal”, diz a figurinista da novela Labibe Simão.

Labibe Simão em seu Processo Criativo
Inspirações de Labibe Simão


Esperamos que gostem!


Bisou Bisou!!!

A bientôt!


PALOMA & POLIANA ANJOS BIS


CONCURSO DE ESTILISMO CARMEN STEFFENS 2O11

Salut mes amies!!!

Pois é, a Carmen Steffens resolveu inovar e dar a oportunidade para que designers mostrassem sua criatividade ao criar calçados femininos em todo o território Brasileiro, através do "Concurso de Estilismo Carmen Steffens 2011".


O vencedor do concurso ganhará uma bolsa de estudos de 3 meses na escola de moda do exterior (ParsonsNYC – The New School for Design) incluindo passagens aéreas de ida e volta. O calçado criado será comercializado em todas as franquias da rede e terá a oportunidade de estagiar na Carmen Steffens durante 30 dias no departamento de Estilo.




Somente será aceita uma inscrição por candidato em que será preciso criar cinco croquis (sendo estes sapatos femininos), de caráter comercial com inspirações nas tendências do verão 2013 e com diferentes perfis (rasteira, sandália, peep-toe, plataforma, anabela, scarpin, open-boot e outros). 

Escolher um dos cincos croquis e desenvolver um protótipo com tamanho 35, não sendo admitido o uso de matéria-prima proveniente de espécies de animais em extinção.

Para os interessados abaixo o regulamento.


Mais informações no site:


Bisou Bisou!!!

A bientôt!!!

PALOMA & POLIANA ANJOS BIS
 




19 de agosto de 2011

APERTEM os CINTOS!!!

Olá mes Chéries!!!

Como o título diz o assunto em questão é ter jogo de cintura ao usar esse acessório que nunca sai de moda: O CINTO.


São vários os tipos: largos, finos, correntes, tecidos, elásticos, amarrações, metais, couro, tressê, cordas, enfim um acessório adicional que (em nossa opinião) Tem-que-ter no armário.

 
Acredita-se que o cinto começou a ser usado na Idade Média tanto por homens quanto por mulheres e sua funcionalidade era segurar a calça, mas hoje em dia é muito mais que funcional é um adereço INDISPENSÁVEL, pois pode ser usado em qualquer ocasião para incrementar o visual. 

Calças
Short's
Vestidos Curtos
Vestidos Longos
Saias Curtas
Saias Midi e Longas
Casaquetos, Blazeres e Cardigãs
Chemises, Camisas e Macacões
 
Nesse verão 2012 a pedida são os fininhos que têm uma ‘nova’ maneira de usar: com nó o que deixa o visual mais despojado.
Cinto com nó 'gravata'


 Valorizando os pontos fortes:

Quadris, ombros largos e cintura fina pedem cintos marcando a silhueta.

Muito busto e quadril estreito, ou formas arredondadas e barriguinha saliente, ficam bem com modelos usados abaixo da cintura, junto ao cós da calça.

E quem tem poucas curvas podem usar acinturados ou nos quadris.

Alguns looks:

Paloma Anjos Bis

Poliana Anjos Bis
Editorial URBANO por Paloma Anjos Bis & Lenno Albuquerque, Foto: Alex Dantas, Modelo: Victória Marques
Por isso usem e abusem desse acessório que complementam a roupa e fazem toda a diferença. Nós Amamos!

AMARREM-SE!

Bisous Bisous!!!

A bientôt!

PALOMA E POLIANA ANJOS BIS