9 de setembro de 2011

Vá de F-R-A-N-J-A!

Olá mes chéries!


O título do post deixa bem claro do que se trata, pois é vamos falar sobre as F,R,A,N,J,A,S, (não as de cabelo, mas as franjas que estão tomando conta das roupas e acessórios da temporada 2011/2012).
 Acreditamos que vocês queridas amigas já tenham percebido que nós adoramos uma boa investigação teórica e é por isso que vamos ‘resgatar’ um pouco do nosso tema na história da moda. 

E sendo assim...

Segundo Marie Louise Nery em A evolução da indumentária:Subsídios para criação de figurino os assírios e babilônicos foram os primeiros a usar, usavam túnicas e também uma peça longa retangular de franjas que enrolavam o corpo em espiral, era usada tanto por homens quanto por mulheres da classe alta.

Logo depois apareceram nas charmosas Melindrosas dos loucos anos 20 (referencial imagético de vários musicais, assim as franjas estavam presentes nas danças de foxtrot, tango, maxixe e charleston tocadas pelas jazz-bands da época). 

Temos adoração por essa década com suas singelas "cloche" e os cabelos a "la garçonne" e também por ser uma época com várias inovações comportamentais, culturais e tecnológicas.

Nos anos 70 apareceram nos hippies que tinham forte inspiração étnica, ciganas, túnicas indianas, estampas florais e símbolos da paz ‘make Love, not war’ que se misturaram ao básico americano, como o jeans e a camiseta compondo os estilos western (apache ou country), folk (tecidos rústicos e couro artesanal) e bohemian look chic ou simplesmente boho Chic (miscelânea eclética, livre, com uma pitada do estilo hippie, étnico, boêmio, folk, punk, vintage, tropicália e outros).
 
Country e Folk
Boho Chic

Hoje elas continuam engendrando o estilo western, folk, boho chic, cabe cada um descobrir o seu próprio estilo e usar e abusar das franjas. Mas é claro que tem que ser usado com muita cautela para não sair por aí parecendo que saiu do túnel do tempo em filmes de faroeste ou resolveu encarnar os hippies dos anos 70.

As franjas podem aparecer em roupas e acessórios: Blusas, saias, vestidos, coletes, jaquetas, shorts, ponchos, pashmina, bolsas, cintos, sapatos, colares, brincos e onde mais sua imaginação permitir.



Pra não errar inspirem-se nessas dicas:

As franjas dão leveza e movimento deixando o look bem feminino e moderno, só não vale exagerar...

Vestidos Curtos
Vestido longo, blusas, saias e short
Detalhes
Bolsas
Dica de ouro: escolha uma única peça ou um único acessório de franja para não sobrecarregar o look e acabar parecendo uma árvore de natal.

Para o dia-a-dia misture com peças básicas, jeans, blusas, regatas, T-shirts, camisas, coletes, saias longas e as bolsas com alças a tiracolo caem super bem.


Para ocasiões formais aposte em pequenos detalhes na roupa ou nos acessórios.


Para noite abuse das blusas, saias, vestidos, colares, brincos, sapatos ou simplesmente uma bolsa carteira (clutch), se quiser ousar combine com peças de paetês ou transparências.


SUPER IMPORTANTE: 

Não existe regra para um tipo físico, todas podem usar, porém, use em locais que favoreça a silhueta porque elas dão volume e chamam atenção já que possuem ritmo e movimento.

As baixinhas devem evitar franjas horizontais.

As gordinhas devem optar por pequenos detalhes.

As com quadris largos podem abusar nos decotes.

As de busto grande devem usar abaixo da cintura.

E as altas podem usar e abusar. 

Agora se você adorou, contudo não tem coragem de usar em roupas, invista nos acessórios!!!


E mais uma vez estamos nós APAIXONADAS por essa TREND que se tornou INDISPENSÁVEL aos nossos looks.

Poliana e Paloma Anjos Bis
Bisou Bisou!!!
A bientôt!

Paloma & Poliana Anjos Bis










 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Salut mes amis!
se gostaram não deixem de comentar.
Bisous!
Merci!