18 de julho de 2012

E aí, qual é o babado? PEPLUM

Olá mes chèries!

Há tempos estávamos para falar sobre a trend PEPLUM, mas entre tantos afazeres não conseguimos postar antes e também por ter outros temas bacaninhas fomos deixando de lado, mas hoje vamos fazer um resuminho sobre ele que está sendo visto e usado tanto nas passarelas quanto nas ruas, red carpets, novelas e afins...



O PEPLUM ou basque (outro termo usado) surgiu nos anos 1940 com o racionamento de tecido na Segunda Guerra Mundial, ficou famoso em 1947 com o nascimento do ‘New look’ de Christian Dior e reapareceu nos anos 80 inserido por Thiery Mugler (época em que nossa mãe adquiriu um vestido peplum, para nossa alegria, rs e por incrível que pareça ela NUNCA usou e tem até hoje).

Christian Dior
Dior, Balenciaga e Thierry Mugler
Em setembro de 2011, eis que ele voltou à cena nos principais desfiles como Yves Saint-Laurent, Giorgio Armani, Jason Wu e outros, entretanto em março de 2012 o peplum bombou nos desfiles de inverno e no tapete vermelho.

Desfile Dior
Blogueiras
Vocês devem estar se perguntando afinal o que é Peplum? Em Fashion Design: O Manual do Estilista de Sue Jenkyn Jones descrito como “Basque (peplum) parte inferior rodada de uma jaqueta, geralmente costurada a partir da altura da cintura”. Já em Enciclopédia da Moda de Georgina O’Hara “Basque: pequeno saiote costurado ao corpete de um vestido ou casaquinho. A basque é pregueada ou franzida junto a barra do corpete”.

Então é isso, um babado acinturado que termina nos quadris (de modo a parecer uma sainha). E pode ser visto em blusas, saias, vestidos, jaquetas, blazers ou até em shorts.


E eis que nós já estávamos nos adiantando na trend, rs.

No final de 2009 eu (Poliana) desenvolvi uma coleção para uma disciplina da faculdade inclusive das três peças que foram confeccionadas uma desfilou no Unijorge na Moda dentro da Made in Bahia (2009.2). 

Croqui Poliana Anjos Bis
Poliana Anjos Bis

Ainda em 2009 eu (Paloma) desenvolvi na faculdade em moulage uma peça conceitual, cuja inspiração era o trabalho do estilista Christian Dior, representando o Ano da França no Brasil que foi apresentado no desfile 6º Cidade Fashion Day no Teatro Molière - Alliance Française. E no final de 2010 o vestido vintage de nossa mãe foi usado no meu editorial de Moda do TCC que tinha referência no filme Vertigo de Alfred Hitchcock.

Desenhado por Claúdia Soares (prof da disciplina de Moulage e Ilustração) e Poliana Anjos Bis
Editorial: A moda entra em Cena (VERTIGO) Paloma Anjos Bis
Abaixo segue alguns looks pra vocês se inspirarem...



Então mes chèries é isso!!!

Esperamos que vocês usem e abusem do PEPLUM, pois o look fica bem moderninho e super feminino.

Bisou Bisou!

A Bientôt!

PALOMA & POLIANA ANJOS BIS

2 comentários:

Salut mes amis!
se gostaram não deixem de comentar.
Bisous!
Merci!